Conselho de Segurança enaltece esforços de mediação de João Lourenço para paz na RDC
O Conselho de Segurança das Nações Unidas enalteceu, na quinta-feira (27.03), os esforços de mediação do Presidente João Lourenço pelos progressos significativos alcançados, visando a paz e estabilidade no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Reunido em sessão aberta, para analisar a situação na RDC, incluindo o relatório trimestral da Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), o órgão louvou também o Processo de Nairobi, liderado pelo ex-Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, de acordo com um comunicado de imprensa.
Ao proceder à apresentação do relatório da MONUSCO, o representante Especial do Secretário-Geral da ONU na RDC, Bintou Keita, descreveu que o actual contexto político e de segurança continua “muito tenso”, apelando a todas as partes a honrarem o compromisso de silenciar as armas e buscar a paz.
O representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco da Cruz, manifestou profunda preocupação com a situação no Leste da RDC, o contínuo avanço e a consequente ocupação de territórios por parte do M23.