Reconhecimento da Nação aos heróis da liberdade e do progresso
As 247 personalidades distinguidas, na sexta-feira (04.04), em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, com diploma e medalha comemorativa dos 50 anos da Independência, entre angolanos e estrangeiros, figuras da política, economia, cultura e do desporto, não conseguiram esconder a enorme satisfação pelo reconhecimento do contributo à causa da Independência Nacional, a sua preservação, desenvolvimento e progresso do país.
Uns expressando palavras, outros manifestando alegria e emoção, todos esbanjaram satisfação por fazerem parte do vasto grupo merecedor do título de “bravos heróis da liberdade e do progresso”.
As medalhas e diplomas distinguiram personalidades distribuídas por duas categorias, sendo 99 para a classe “Independência”, e 148 correspondente à categoria “Paz e Desenvolvimento”.
Entre os homenageados contam-se os políticos e nacionalistas José Tuta “Ouro de Angola”, Dinho Chingunji, Jorge Valentim, Luzia Inglês, Fernando Heitor, André Pitra “Petroff”, José Diogo Ventura, Teresa Cohen, Manuel Rui Monteiro, Ruth Neto, o desportista Jean Jacques da Conceição, e o Bispo Emílio de Carvalho