Ana Dias Lourenço considera saúde global responsabilidade compartilhada
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, considerou, no sábado (05.04), a saúde global uma responsabilidade compartilhada, apelando aos estudantes a fazerem a diferença.
Ana Dias Lourenço fez tais declarações quando intervinha, em formato virtual, na abertura do workshop de Otorrinolaringologia com o tema “A Patologia ORL analisada na perspectiva da Saúde Global”, promovido pela Clínica Universitária de Otorrinolaringologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
“A saúde global é uma responsabilidade compartilhada, razão pela qual cada estudante tem o compromisso de fazer a diferença, contribuindo com demonstrações científicas, criatividade e potencial que impulsionem o futuro da medicina”, disse.
Ana Dias Lourenço asseverou, igualmente, que a saúde global envolve a ideia de abordagem integrada, considerando factores sociais, económicos, ambientais e políticos que afectam populações em diferentes partes do mundo, sublinhando que não se limita a doenças específicas, mas abrange desafios como desigualdade no acesso aos cuidados, mudanças climáticas e pandemias.