ONU agradece mediação angolana para a paz na RDC

A representante da ONU na República Democrática de Congo (RDC), Bintou Keita, agradeceu, na quinta-feira (27.03), ao Presidente João Lourenço, pelos “seus incansáveis esforços de mediação” do conflito, e pediu a rápida nomeação de um novo mediador da União Africana (UA).

Numa reunião do Conselho de Segurança para abordar a situação na RDC, a representante da ONU e líder da missão de estabilização das Nações Unidas na RDC (MONUSCO), Bintou Keita, descreveu como alarmante a situação que os congoleses atravessam, assim como “desafios consideráveis” à implementação do seu mandato.

Keita frisou que, apesar dos esforços regionais e internacionais, o cessar-fogo ainda não se materializou, e o grupo rebelde Movimento 23 de Março (M23), apoiado pelo Rwanda, avançou ainda mais nas regiões do Kivu do Norte e do Sul, e continuou a instalar administrações paralelas em Bukavu, no Kivu do Sul.

A representante da ONU afirmou ainda que, no Kivu do Norte, os rebeldes nomeiam administradores financeiros e um chefe de mineração, “reforçando a ligação entre conflitos armados e a exploração ilegal de recursos naturais do país”.

JORNAL DE ANGOLA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *