Café Amboim está a ser consumido em Portugal
O Café Amboim, produzido na província do Cuanza-Sul, está a ser consumido no mercado português, sendo que o lançamento do produto foi feito pela empresa Delta Cafés, no último fim-de-semana, em Lisboa, Portugal.
O Café Amboim é uma marca de Angola e tributo à coragem e resiliência das mulheres angolanas, que fazem do “bago vermelho” o ganha-pão.
A presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras de Porto Amboim (AMEA), Lucinda Cunha, que avançou a informação ao Jornal de Angola, valorizou a qualidade do produto, tendo indicado que o Café de Amboim é o “melhor do mundo”.
De acordo com a gestora, o Café Amboim resulta da dedicação e coragem de 12 mulheres, que se uniram para manter viva a produção do “bago vermelho”, no município de Porto Amboim, numa altura em que o fomento da cultura estava ameaçado, devido aos efeitos da guerra colonial, falta de recursos financeiros e de mão-de-obra.
A AMEA é uma associação constituída somente por mulheres empreendedoras da região do Amboim, todas produtoras agrícolas, incluindo de café (Robusta Amboim).