Manuel Pereira da Silva vai continuar a presidir à CNE

O juiz Manuel Pereira da Silva vai continuar a liderar a Comissão Nacional Eleitoral (CNE), tendo em conta que o concurso público curricular para o provimento da vaga de presidente da CNE, concluiu que o magistrado venceu na concorrência Rosalino Miguel Domingos e Amélia Cristina Ernesto Messo e Tyova.

O relatório final de avaliação e apuramento de candidaturas, efectuado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) – que é publicado no “site” oficial do CSMJ e na edição de hoje (13.03) do Jornal de Angola – refere que Manuel Pereira da Silva obteve 91 pontos, contra 48 de Rosalino Domingos e 33 de Amélia Cristina Messo e Tyova.

Para a vitória do presidente cessante da CNE, contou bastante o critério “experiência na condução de processos eleitorais”, que compreende 40 por cento de valoração do total dos requisitos de avaliação. Neste requisito, que teve em conta as actividades relacionadas com a organização, acompanhamento e condução de processos eleitorais, Manuel Pereira da Silva obteve 35 pontos, contra 20 de Rosalino Domingos e zero de Amélia Messo e Tyova.

No critério “antiguidade na magistratura”, Manuel Pereira da Silva voltou a vencer, desta vez com 25 pontos, enquanto Amélia Tyova e Rosalino Domingos empataram com dez pontos. O presidente cessante da CNE também venceu na vertente “formação académica”, com 15 pontos, contra 10 de Amélia e cinco de Rosalino.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *