Aden, 21/08 – O Embaixador Nelson Manuel Cosme apresentou hoje, quarta-feira, as Cartas Credenciais ao Presidente do Conselho de Liderança Presidencial da República do lémen, Rashad Muhammad Al-Alimi, instrumento que o habilita a exercer as funções de
Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República do lémen, com o estatuto de não- residente.
Realizada na cidade de Aden, a cerimónia de acreditação foi antecedida da entrega das Cartas Figuradas ao ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos dos Expatriados da República do lémen, Shaya Moshen Al-zidan, no dia 20 de Agosto de 2024.
Durante um breve encontro, o diplomata angolano expressou o desejo de ver fortalecidos os laços de amizade e de cooperação entre os dois países.
As autoridades ienimitas, por sua vez, manifestaram interesse de beneficiar da experiencia de Angola na conquista da paz e reconciliação nacional, bem como reforçar os laços de cooperação nos dominios economico e político- diplomático
Além do lémen, o Embaixador Nelson Manuel Cosme é igualmente o representante diplomático da República de Angola na República Árabe do Egipto, onde é residente, na República do Libano, Reino Hashemita da Jordânia e no Estado da Palestina.
No mesmo dia, foram acreditados outros sete embaixadores, designadamente da Austria, Suecia, Irlanda, Vietnam, India, Etiópia e Iraque.
Localizado no Sul da Península Arábica, a República do lémen tem uma extensão territorial total de 527.968 quilometros quadrados, faz fronteira com a Arábia Saudita ao Norte, Omã ao Nordeste, e o Oceano Índico ao Sul, e compartilha fronteiras marítimas com a Eritreia, Djibuti e Somália, através do Corno de África.
O lémen está no percurso de uma importante rota comercial marítima para o mundo, mas enfrenta há vários anos uma violenta guerra civil, sendo que actualmente conhece. ataques do grupo rebelde Houthi ao estreito de Bab al- Mandeb, no Mar Vermelho.
SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DA EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA NA REPÚBLICA ÁRABE DO EGIPTO, CAIRO, AOS 21 DE AGOSTO DE 2024.